Separador
Separador
AE-IC Santiago 2008
Separador
 
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
Separador
 
Comunicacións
Separador
Teorías e métodos de investigación en comunicación
Separador
Lopes, Conceição ;-Guedes, Inês
 
Os direitos humanos no ensino da disciplina de comunicação
Separador
Para além da diversidade de focos de instrução, níveis de complexidade e características do ensino no campo das teorias da comunicação, este está intimamente relacionado com a perspectiva de que a comunicação é a base da actividade humana, do desenvolvimento pessoal, inter-pessoal, dos relacionamentos sociais, na estruturação e funcionamento cultural, político, económico e social das instituições.
O que existe de comum na diversidade e multiplicidade de focos de análise sobre o processo da comunicação humana é a consideração de que a comunicação é uma arte prática.
A instrução, nomeadamente, explora finalidades pedagógicas no estudo do processo em causa. Centrada na compreensão da condição do ser do Humano, solidária e cooperantemente comunicante, na diversidade das suas manifestações e na multiplicidade dos seus efeitos, busca um metapadrão que religa a multiplicidade de teorias da comunicação. Essa busca é orientada pela Declaração Universal dos Direitos do Humano (ONU,1948). Deste modo, se promovem condições para a formação do auto-conhecimento dos estudantes e a co-produção de aprendizagens de nível III (Bateson, 1977, 1980) onde se podem afirmar competências comunicativas e criativas sustentadas pelos valores referidos ao Humano.
A presente comunicação pretende destacar os resultados da conexão do Projecto Direitos Humanos em Acção (2001-2007) com o ensino de uma disciplina de Comunicação Humana, na licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro, que encontra na Declaração Universal dos Direitos do Humano, a plataforma ética universal, para pensar, agir e interagir, do ser do Humano, no seu estar-aí-no-mundo em convivialidade fraterna e pró-activa com os outros.
Separador
Separador
 
Separador
AE-IC Santiago 2008
Separador
Congreso internacional fundacional AE-IC I+C Investigar a Comunicación | Actas e memoria final
ISBN: 978-84-612-3816-3
Separador