| |
|
|
Comunicacións |
|
Estudos sobre o discurso |
Mesa 4.6. Estudos sobre o discurso 6: Xornalismo, ciencia e sostenibilidade
|
|
 |
| Vagos, Filipe;-Lopes, Conceição |
| |
Ludicity and communication in science: a study on ludicity artifacts
|
 |
A comunicação que se apresenta tem como objectivo divulgar os resultados obtidos no estudo de caso realizado com a finalidade de averiguar da eficácia da comunicação humana produzida, envolvendo os conceitos científicos de eclipse solar (total, parcial e anular) e eclipse lunar (total, parcial e penumbral), em situação real com um conjunto de sujeitos, com idades entre 10 e 15 anos. Para o efeito, utilizaram-se vários artefactos de ludicidade mediadores das estratégias de comunicação e de experiência desenvolvidas.
Num plano geral, o referido estudo enquadra-se em dois modelos, o da comunicação orquestral de Paul Watzlawick e at. (1967) e o da ludicidade (MCOLopes, 1998), e através deles revelam-se os efeitos da sua aplicação prática à análise de contextos, preferencialmente, informais de aprendizagens (MCOLopes, 2006) que visam, em última análise, a auto-construção da mudança nos comportamentos dos sujeitos alvo.
Num plano de interface, propõe-se destacar alguns dos aspectos positivos do novo campo de estudos, o da Ludicidade Humana, no quadro geral do campo das Ciências Sociais e Humanas e na divulgação do conhecimento científico em particular.
|
 |
|
|
 |
|
|
|